Pensar faz bem.

Pensar faz bem.
Leitura, uma chave pra muitas portas.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Bom dia gente, hoje estou postando dois textos que escrevi recentemente. O primeiro é uma peça de teatro para fantoches e fala sobre o trânsito. O segundo é um cordel com uma peleja entre o homem da ciência e o homem da roça. Espero que gostem.

TEATRO DE BONECOS

TEMÁTICA: TRÂNSITO

TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

PERSONAGENS: Tio Rodovildo, Talita, Ronivaldo

CENA I:
Ronivaldo faz barulhos como se estivesse dirigindo, de um lado para outro. Aline chega, observa e inicia o diálogo.

TALITA: Você está brincando de que Roninho????

RONIVALDO: Num atrapalha não menina, estou brincando de dirigir, não percebe? (continua fazendo barulho por alguns instantes)

TALITA: Deixa eu brincar também?
(Ronivaldo olha por um instante e fala:)

RONIVALDO: Não, não vou brincar com você Aline, porque você não sabe dirigir.

TALITA: Você também não sabe e também não tem idade para dirigir.
RONIVALDO: Que idade? Como não sei dirigir, eu sei sim, eu entro no carro do meu pai e dirijo sim.

TALITA: O seu pai deixa você guiar o carro dele?

RONIVALDO: Deixa sim minha filha, o que tem de errado?
TALITA: Então ele e você não sabem que menores não podem guiar carros nem veículos automotores? Não conhece as leis do trânsito?

RONIVALDO: Que lei do trânsito é essa minha filha. Que negócio de automotores?

TALITA: Hum...já sei que você precisa aprender umas coisinhas importantes sobre o trânsito.

TIO RODOVILDO: Olá crianças, que barulheira. O que vocês estão discutindo ?

RONIVALDO: Nada não tio Rodovildo, é a Talita que cismou com um negócio da lei não sei o que...
.
TALITA: Que lei não sei o que.....estou falando que há leis no trânsito e todos devem obedecer não é tio Rodovildo?

TIO RODOVILDO: Com certeza. Há muitas informações sobre o trânsito que a maioria das pessoas deveria saber e obedecer.

TALITA: Ei tio Rodovildo, o Sr. poderia ajudar a gente? Preciso concluir um trabalho da escola sobre o trânsito, os principais problemas e acidentes, como prevenir. Se o Sr. puder ajudar, vamos aprender mais e o Ronivaldo vai deixar de ser DE-SIN-FOR-MA-DO!!! Ele e o pai dele...(risos)

RONIVALDO: Eu hein!!!! Desinformados? Você é que não sabe de nada!
TIO RODOVILDO: Calma Roninho, seja mais tolerante. Saiba que a intolerância tem levado muita gente a ser agressiva no trânsito. Quanto ao seu trabalho Talita, posso ajudar sim. Pra quando é?

TALITA: É para amanhã, e eu já estou atrasada.

TIO RODOVILDO: Então podemos começar agora.

FECHAM-SE AS CORTINAS

CENA II

(TIO RODOVILDO entra junto com TALITA e em seguida chamam por RONIVALDO)

TIO RODOVILDO e TALITA: (Em voz alta: RONIVALDO!!!!!)

RONIVALDO: Eita, como vocês estão preocupados comigo!!!

TIO RODOVILDO: -Trânsito é coisa séria meninos e vocês precisam conhecer as regras mais importantes. Isso pode ajudar a vocês quando ficarem adultos não cometerem as inúmeras barbaridades que vemos todos os dias.

RONIVALDO: Tio Rodovildo, mas o que é que tem tanto errado no trânsito que eu não sei?

TIO RODOVILDO: Menino,tem muita coisa, preste atenção que vou passar algumas informações pra vocês. Primeiramente vamos falar das estatísticas. Segundo os dados do Ministério da Saúde, numa pesquisa feita o ano passado, morre cerca de 45 mil pessoas por ano, vítimas de acidente. São mais de 100 pessoas que morrem todos os dias. O que acham desses dados?

RONIVALDO: Meu Deus, Tio Rodovildo. Isto é assustador! TIO RODOVILDO: E tem mais: Nos últimos seis anos, as internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo motociclistas aumentaram 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes registrou alta de 170,8%.
TALITA: Espera aí tio, preciso anotar esta informação.

TIO RODOVILDO: Entre 2003 e 2013, houve aumento de 280% no número de mortes de motociclistas, ou seja, o número passou de 4.292 para 12.040. É ou não é assustador???

RONIVALDO E TALITA: É sim.

TIO RODOVILDO: Podemos pensar na quantidade de famílias que perdem seus entes queridos e ficam lamentando sem nada poder fazer. Claro, que depois que morre não tem mais o que fazer.

TALITA: Pois é, tio. Se fizermos algo antes de acontecer os acidentes.

RONIVALDO: Tio RODOVILDO, será que esses acidentes são todos acidentes?

 TIO RODOVILDO: Entendi sua pergunta Roninho, você está se saindo muito bem. Com certeza, se alguém se embriaga ou sai por aí dirigindo e falando ao celular, não está pensando em acidente porque com certeza irá acontecer. Nesse caso já é uma infração.

 RONIVALDO E TALITA: Infração??? O que é isso.

TIO RODOVILDO: Infração é quando você desobedece uma regra do trânsito. Embora muito nova, a legislação do trânsito existe. Ela prevê penas e multas para cada infração cometida. Por exemplo, o pai ou responsável que permite o filho menor guiar transporte pode ter o a carteira cassada, ter pena de 6 meses a um ano de detenção ou pagar multa. Por acaso vocês já viram algum menor guiando automóvel ou empinando motos por aí????

TALITA: Eu vejo bastante,

TIO RODOVILDO: Saiba que isso é muito grave. E não podemos permitir que isto aconteça.

RONIVALDO: Tio, eu já sei dirigir. E agora o que eu faço?

TIO RODOVILDO: O culpado não é só você. O seus pais deveriam ter mais responsabilidade porque estão pondo a vida das pessoas em risco.

TALITA: Eu não falei Roninho, que era errado menor guiando automóvel.

RONIVALDO: Mas também este não é o único erro do trânsito, não é tio Rodovildo?

RODOVILDO: Claro que não. Há muitos erros,por exemplo: dirigir alcoolizado ou em alta velocidade, enfim, transgredir as normas de trânsito é sempre perigoso. Acredito que para melhorar esta situação é insistirmos em tentar conscientizar as pessoas e sensibilizá-las para o valor da vida. Que não queremos ver famílias tristes por ter perdido pessoas e por outro lado mostrarmos que somos educados melhorando esses dados tão assustadores.

TALITA: Adorei nossa conversa tio Rodovildo, acho que meu trabalho vai ficar ótimo. Preciso ir agora.

RONIVALDO: Também preciso ir tio, até mais e obrigado pelos ensinamentos.

TIO RODOVILDO: Já vou também, tchau crianças, tchau pessoal

Nenhum comentário: