Pensar faz bem.

Pensar faz bem.
Leitura, uma chave pra muitas portas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Piracema Escolar


A piracema é um processo no qual os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. O percurso é feito todos os anos, e eles precisam vencer os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies. Como se não bastasse a dificuldade natural imposta, o homem ainda põe armadilhas para capturá-los durante o percurso. Da força de vontade e obstinação desses peixes é que dependerá a sobrevivência da espécie.
Embora, com objetivos distintos, a piracema humana também ocorre nas escolas de jovens e adultos. Eles chegam às dezenas no início de cada ano, com toda euforia para enfrentar a corrida da volta às aulas. A vontade de recuperar o tempo perdido, o desejo de realizar um sonho que ficou pelo caminho, a cobrança de um diploma feita pelo patrão, a vontade de mostrar que também é capaz, tudo isso são motivos que os conduzem à retomada dos estudos. E em cada retomada, o sonho reacende, dessa vez será diferente. Um material escolar novo é comprado, organiza-se o horário para o atendimento, há muito pensamento positivo. E ambos, alunos e professores começam a acreditar em um melhor porvir. Mas, a correnteza que já era forte começa a aumentar, as redes de pesca avançam e os primeiros estudantes começam a faltar, quebrando o compromisso. Chegou a hora de saber, “quem é maior do que quem?” O estudante do CEJA não deverá aceitar a conveniência das desculpas do “não tenho tempo”, “está difícil,” “preciso viajar”, e tantas outras.
É fato que motivos não faltarão para a desistência, haja vista que a tendência dos obstáculos é se multiplicarem. Assim como fazem os peixes, é preciso que os estudantes mantenham a determinação acima da correnteza, para que o objetivo não se perda de vista; do contrário, terão que esperar a próxima piracema.


José Holanda Oliveira
09/05/2011

Nenhum comentário: