Pensar faz bem.

Pensar faz bem.
Leitura, uma chave pra muitas portas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As 10 classes gramaticais



CLASSES DE PALAVRAS EM AUTO-APRESENTAÇÃO


Vamos falar pra vocês
Agora quem somos nós
Somos um grupo de dez
Unidos numa só voz

Dentro de qualquer linguagem
Somos sempre inseparáveis
Nos apresentamos em dois grupos
Variáveis e invariáveis

Verbo, substantivo e artigo,
Adjetivo, pronome e numeral,
Somos ditas variáveis
No estudo gramatical

Invariáveis, sim; somos quatro,
E temos grande função
Conjunção e advérbio,
Interjeição e preposição.

Dou nome a todos os seres
E as vezes sou primitivo;
Concreto, simples ou abstrato
Me chamo substantivo

Passo qualidades ou defeitos
Ao amigo substantivo
Magro ou alto, feio ou mau
Eu sou o adjetivo

Eu determino o substantivo
E ele se entende comigo
Definido ou indefinido
O meu nome é artigo

Conto, ordeno e multiplico
Envolvo-me com os fracionais;
Minha classe é singular
Mas pertenço aos numerais

Posso referir-me a ele
Ou substituir o nome
Pertenço a uma família rica
Conhecido por pronome

Do grupo dos variáveis
Sou eu a que mais se estende,
Vou explicar com cuidado
Pra ver se vocês me entendem








Eu vario em pessoa,
Número, tempo, modo e voz
Expresso todas as ações
Realizadas por vós.

É isso aí sou o verbo
Falo sem ter arrogância
Me conhecer pra escrever
É de vital importância

Eu modifico o verbo
E indico as circunstancias
O meu nome é advérbio
E trabalho com mudanças

Meu serviço é de união
Subordino esta a aquela
Me chamem preposição
E nunca se esqueçam dela

Conjunção é o meu nome
Ligo termos e orações
Às vezes estou sozinha
E outras em locuções

Olá, viva, aqui estou eu,
Vivo exprimindo emoção
Ai, oi, ui, puxa, ou legal
Tudo isso é interjeição

Por favor peço que entendam
Tudo aqui foi resumido
Detalhar essa família
Ia ser muito comprido

Mas se alguém gostou do assunto,
E quer a história inteira,
Por favor, não se acanhe
Pergunte a MEDIANEIRA*

Autor: José Holanda Oliveira
Data: 18/10/2000











*Maria Medianeira de Souza era professora de Língua Portuguesa e chefe do departamento de Letras do CAMEAM em Pau dos Ferros-RN na data da apresentação do trabalho acima.

Um comentário:

esteblogminharua disse...

Vim agradecer pela visita e comentário na postagem "A Informática e as Botas de 7 léguas".
Concordo contigo quanto ao tradicionalismo em sala de aula. E romper essa inércia leva tempo.
Parabens pelo blog, obrigado pela visita e volte sempre.
Dessa Belém ensolarada vai um abraço amazônico,
Franz